Deputado Aureo em desfesa dos aposentados e pensionistas da Petros

 

Em reunião no mês de junho, o deputado federal Aureo, junto com o senador do estado do Rio, Eduardo Lopes, se comprometeu a realizar uma audiência pública para debater a situação dos aposentados e pensionistas do fundo de pensão da Petros.

O encontro, realizado pelo movimento ‘Petros, devolva o meu salário’, foi realizado no Clube dos Empregados da Petrobras. Aureo e Eduardo Lopes participaram do debate a pedido do vereador macaense Maxwell Vaz (Solidariedade), que presidiu o encontro. O objetivo foi ouvir as demandas sobre os prejuízos salariais que os funcionários da ativa e aposentados têm sofrido.

Deputado Aureo em desfesa dos aposentados e pensionistas da Petros

Deputado Aureo em desfesa dos aposentados e pensionistas da Petros

O que é o Petros?

Fundação sem fins lucrativos criada pela Petrobras, em 1970, a Petros é uma iniciativa do mercado de previdência privada do país. O fundo é financiado com verba da empresa e recursos dos empregados que aderem ao benefício. A expectativa dos trabalhadores é que seja assegurado uma renda de aposentadoria complementar. Atualmente, para cobrir o rombo do fundo, funcionários precisam pagar até R$ 3,6 mil do próprio salário.

 

Aureo já protocolou na Câmara o pedido de audiência pública para debater o tema e se coloca ao lados dos trabalhadores e pensionistas.

“Estivemos em Macaé para ouvir as demandas e vimos casos onde mais de 50% do salário é subtraído para pagamento da complementação do fundo, que tem um rombo milionário. Isso não é justo com quem tanto se dedicou durante anos por uma empresa. Vamos realizar uma audiência pública no Congresso para ouvir representados do Fundo de Pensão, da Petrobras e encontrar formas de solucionar a questão”, disse Aureo.

Para o senador Eduardo Lopes, a reivindicação é justa e terá o seu apoio.

“Ouvimos as demandas e buscaremos atendê-los nesta justa causa. Buscaremos o apoio do Senado e da Câmara dos Deputados. Levaremos aos nossos pares estas reivindicações, pois sabemos da importância de repercutir nas casas legislativas. Esta é uma questão muito abrangente, qualquer questão que envolva trabalhadores e salário, precisamos ter muita atenção. Eu me coloco à disposição para avançarmos nas discussões”, assegurou o senador.

O deputado Aureo acompanha de perto a situação dos fundos de pensão em todo país. Em seu mandato já apresentou um projeto de lei que aumenta a pena em caso de fraudes com o dinheiro de pensionistas e trabalhadores. Confira aqui.