Assentamento com mais qualidade de vida
Antes e depois do tratamento de água no filtro que vai beneficiar as famílias do assentamento em Terra Prometida, em Xerém.

Assentamento com mais qualidade de vida

Moradores do assentamento Terra Prometida, no distrito de Xerém, em Duque de Caxias, receberam investimentos do governo federal em uma parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, a Unirio e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Duque de Caxias. A articulação contou com a atuação do deputado Aureo Ribeiro,que ajudou a levar água tratada para centenas de pessoas do assentamento.

Água tratada para assentamento

O projeto beneficia de forma gratuita 33 famílias da área rural de Xerém com a instalação de filtros de água e nove biodigestores para tratamento de resíduos sólidos.Os filtros foram destinados aos agricultores familiares que possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, para que possam utilizar água de boa qualidade na produção e consumo próprio.

Aureo Ribeiro conversa com assentados em Xerém
Deputado federal Aureo Ribeiro conseguiu junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) levar o projeto de água tratada para assentados.

Com o investimento, 70% dos moradores do assentamento Terra Prometida foram beneficiados com água limpa e tratada.

O deputado Aureo Ribeiro afirmou que a água tratada na torneira leva dignidade para o morador do campo e mais qualidade de vida.

“Antes era água amarelada que mal dava para lavar roupa, cozinhar e tomar banho e agora estamos levando dignidade e qualidade de vida. Nas cidades a água é fornecida por empresas de saneamento básico, são tratadas adequadamente. Já no meio rural ou comunidades afastadas dos centros urbanos, a água utilizada normalmente são de pequenos córregos, rios, minas ou poços artesianos e muitas vezes sem nenhum tratamento e mudamos isso”, explicou Aureo.

Assentados terão água limpa na torneira graças a intervenção do deputado Auro Ribeiro
Antes e depois do tratamento de água no filtro que vai beneficiar as famílias do assentamento em Terra Prometida, em Xerém.

Assentamento nunca recebeu atenção do poder público

Para o secretario municipal de Assistência Social de Duque de Caxias, Marcus Vinicius Boquinha, a cidade nunca teve uma preocupação com a população rural residente na no município.

“Hoje temos o setor de cidadania rural para tocar projetos voltados para o morador do campo, que nunca recebeu atenção em toda história de assentamento. Estamos levando qualidade de vida e água e queremos fazer mais parcerias para ajudar o trabalhador rural”, disse.

Ações para assentados e voltados para a melhora da vida do morador do campo sempre foram pautas do deputado Aureo. Que é autor de projetos de lei para beneficiar o povo do campo, como o que aumenta de 30% para 40% a aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar.