Desenvolvimento do Noroeste em discussão
    Aureo levou prefeitos do interior para conversar com o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ)

    Desenvolvimento do Noroeste em discussão

    O desenvolvimento do Noroeste Fluminense está em discussão na Câmara dos Deputados. Para alavancar os investimentos nas cidades e gerar mais receita para as prefeituras, o deputado federal Aureo Ribeiro apresentou projeto de lei 43/2019, que acrescenta 13 cidades da região na Superintendência de Desenvolvimento do Noroeste (Sudene).

    “Recebo em meu gabinete diversos prefeitos da Região Noroeste que me relatam os mesmos problemas. Levei demandas para o Ministro da Saúde, para o Ministro de Minas e Energia e coloco meu mandato a disposição das cidades. É com diálogo que vamos entender as necessidades de cada município e apontar soluções”, disse.

    Quais são as cidades contempladas?

    As cidades contempladas pelo projeto são Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, e Varre-Sai.

    O que é a Sudene?

    A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) é uma autarquia que tem a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional nas economias nacional e internacional. O órgão dispõe de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para projetos de desenvolvimento regional.

    De acordo com o deputado, os municípios destacados possuem fortes similaridades com a Região Nordeste e com a área mineira da Sudene, em especial, o fato de apresentarem os mesmos problemas sociais, econômicos e de migração, situação que se reflete nos respectivos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), que são muito baixos.

    “Esta proposição corrige essa injustiça e propõe a inclusão das cidades na região de atuação da Sudene, de forma a possibilitar que essas localidades tenham acesso a linhas de crédito especiais, a incentivos fiscais e aos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste”, ressaltou.

    Aureo é o deputado que defende o Interior na Câmara dos Deputados e leva recursos para as cidades.