Dia Mundial de conscientização sobre o Autismo

    Dia Mundial de conscientização sobre o Autismo

    Dia de acender a Luz Azul e ultrapassar mais uma barreira

    O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.
    Estima-se que o autismo atinja quase 2 milhões de brasileiros, o número exato é desconhecido, mas os seus distúrbios relacionados são muito mais comuns do que se imagina.
    Existem diversos sintomas que podem indicar autismo, e nem sempre a criança apresentará todos eles.
    Aqui no Brasil ainda vemos serviços especializados escassos, com limitações de idade, além disso as possibilidades de trabalho são raras, acabando por deixar os jovens e adultos com autismo muitas vezes em casa.
    A Câmara dos deputados aprovou nesta quarta-feira (29) o Projeto de Lei 5501/13, do Senado, que muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para obrigar o Sistema Único de Saúde (SUS) a adotar protocolo com padrões para a avaliação de riscos ao desenvolvimento psíquico das crianças. A proposta poderá facilitar o diagnóstico e o tratamento de crianças com transtorno do espectro autista.

    Também tramita na Câmara um Projeto de Lei de autoria do deputado Aureo PL 7212/2017, criando o cargo de professor de apoio especializado em Educação Especial, caracterizado pelo docente que tenha frequentado cursos de extensão ou de especialização votados para o Atendimento Educacional Especializado a alunos que apresentem necessidades educacionais especiais.
    É importante discutir a necessidade de um atendimento adequado, principalmente na educação, às pessoas que tenham dificuldades acentuadas de aprendizagem, limitações no processo de desenvolvimento, disfunção ou deficiência que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares.

    Ainda é muito pouco precisamos investir mais em políticas públicas para essa parcela da população que precisa de ajuda e amparo, tanto para criança com autismo, como para sua família.

    Conheça mais sobre os sintomas, tratamentos e causas: https://goo.gl/U53n22