Você conhece novos empreendedores? Aliás, conhece alguém que perdeu emprego na pandemia? Ou mesmo que teve seu salário reduzido? Infelizmente, o desemprego no nosso país só cresce. Em contrapartida, os emprendedores aumentaram. Afinal, é natural que alternativas apareçam para que o brasileiro e a brasileira consigam gerar renda para o sustento da família.
Por essa razão, o número de pessoas que começaram a trabalhar com o próprio empreendimento aumentou. Em 2020, o Brasil caminhou para registrar o maior número de empreendedores de todos os tempos.
De acordo com dados do Portal do Empreendedor, do governo federal, nos nove primeiros meses do ano passado, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 14,8% em comparação com o mesmo período de 2019. Foram 10,9 milhões de registros.
Ainda segundo o portal, somado às mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, esse setor representa 99% dos negócios privados e 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Mesmo que estejamos diante de uma crise por conta da pandemia do novo coronavírus, e por esse impulsionamento de empreendedores ser por necessidade, os brasileiros têm cada vez mais buscado na atividade empreendedora uma alternativa de renda.
O emprendedorismo por vocação não pode ser deixado de lado. A motivação por “fazer a diferença no mundo” e trabalhar por conta própria não foi esquecida e está muito alta entre as principais causas. Além do envolvimento para dar continuidade a uma tradição familiar.
Participação dos jovens no desenvolvimento do empreendedorismo
Uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) também analisou uma motivação dos empreendedores a partir dos critérios de gênero, raça e faixa etária. A escassez de emprego é o fator motivacional escolhido pela maioria das mulheres, dos negros, e entre os que têm entre 35 e 54 anos.
Apesar das dificuldades no mercado de trabalho, são as mulheres em sua maioria, com 53%, que acredita que “fazer a diferença no mundo” é a motivação para empreender, com proporção é maior entre as pessoas brancas e jovens.
No grupo dos homens, 42% são mais motivados por construir riqueza ou obter maior renda ao empreender. A tradição familiar como razão para começar um novo negócio destaca-se entre os mais velhos, entre 55 e 64 anos.
Portanto, a participação dos jovens para desenvolver o empreendedorismo no Brasil é fundamental, principalmente com as redes sociais. As estratégias de marketing, visualizações e mídia, são essenciais para divulgar e vender o próprio negócio.