Homenagem aos Cinquenta Anos do Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação – COGEIME

    Homenagem aos Cinquenta Anos do Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação – COGEIME

    Os 50 anos do Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação (Cogeime) foram homenageados pela Câmara dos Deputados em sessão solene realizada na última quinta-feira (8). O Cogeime foi fundado em 22 de abril de 1967.

    A homenagem foi solicitada pelo deputado Aureo (SD-RJ), que citou a importância da educação na história da Igreja Metodista.

    “A educação é um importante instrumento de transformação social, contudo não devemos nos distanciar das palavras de Deus”.

    Assista ao evento completo: Agência Câmara Notícias

    A Educação é parte integrante da Missão da Igreja Metodista. Por meio dela a Igreja procura oferecer às pessoas e à comunidade o entendimento da
    Vida e da Sociedade.
    A tradição educacional Metodista remonta ao século XVIII na Inglaterra, quando John Wesley fundou a primeira escola Metodista, a Kingswood Scholl, em 1748, até hoje em funcionamento.
    No Brasil, as escolas Metodistas foram fundadas a partir da segunda metade do século XIX, por meio da atuação das missionárias e missionários
    norte-americanos.
    O Colégio Piracicabano, fundado em 13 de setembro de 1881, pela missionária Martha Watts, é a Instituição Metodista pioneira em nosso País. Mais
    tarde, esse Colégio deu origem à UNIMEP–Universidade Metodista de Piracicaba, primeira universidade Metodista no Brasil e na América Latina.
    As escolas Metodistas se multiplicaram e consolidaram uma rede que hoje está presente em dez (10) Estados brasileiros, incluindo duas (02) universidades, três (03) centros universitários, três (03) faculdades integradas e escolas de E ducação Básica de pequeno, médio e grande porte, num total de 57 unidades. Além dessas instituições a Igreja Metodista mantém uma (01) Faculdade de Teologia e seis (06) Institutos, Centros e Seminários Teológicos.
     Essa rede de instituições educacionais reafirma a visão e ação dos missionários metodistas que aqui chegaram a partir do século XIX, com o desafio do movimento metodista mundial e a diretriz de John Wesley: Igreja e Educação como organizações indissociáveis. Dentro desse movimento em p rol da educação, nasceu o COGEIME. O COGEIME – Instituto Metodista de Serviços Educacionais, fundado em 22 de abril de 1967, com o nome de Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino, depois alterado para Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação, é uma associação de fins não econômicos (sem fins lucrativos), inspirada na fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo e na tradição educacional da Igreja Metodista.
    Em quatro décadas de existência, o COGEIME se desenvolveu, consolidou, alcançou a sua maturidade e celebra, no século XXI, sua história de integração da educação Metodista no Brasil. O COGEIME tem como objetivos fundamentais planejar, coordenar, supervisionar, integrar, acompanhar e controlar todas as unidades Metodistas de Educação.