Parlasul discutirá propostas sobre roaming internacional e cadastro de desaparecidos

    Parlasul discutirá propostas sobre roaming internacional e cadastro de desaparecidos

     

    Por iniciativa do Líder do Solidariedade, deputado Aureo (RJ), a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul solicitou a esse grupo a elaboração de duas propostas de interesse do grupo. A primeira sugere o fim da cobrança de roaming internacional em ligações feitas entre os países que integram o bloco comercial. A outra propõe a criação de cadastro único para crianças e adolescentes desaparecidos. Os pedidos serão analisados pelo Plenário do Parlasul no final de junho.

    Para o deputado, a cobrança do roaming já é exagerada no Brasil e também impede a atuação de empresas no Mercosul. “Essa mudança seria um avanço e facilitaria muito a nossa zona de comércio”, comenta.

    Sobre a outra proposta, Aureo argumenta que a unificação de dados facilitaria a busca dos desaparecidos. “É muito triste você procurar uma criança só no Brasil, quando na verdade ela pode ter atravessado a fronteira e estar num país vizinho”, lamenta o deputado.

    Segundo o parlamentar, que é membro do Parlasul, no encontro de maio, ocorrido no dia 29, no Uruguai, os integrantes discutiram a situação política da Venzeuela e houve repercussão sobre as manifestações no Brasil da última semana. “A delegação brasileira cumpriu seu papel e vai continuar defendendo o Brasil no Parlasul e desenvolvendo políticas públicas de integração no Mercosul”, destacou.

    O que é o Parlasul

    O Parlamento do Mercosul (Parlasul) foi constituído em 2006 e reúne 139 parlamentares do Brasil, da Argentina, da Venezuela, do Paraguai e do Uruguai. Os membros têm a função de discutir temas de interesse comum da integração regional em dez Comissões Permanentes: Assuntos Econômicos e Fiscais; Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esportes; Políticas de Emprego; Segurança e Economia Social; Desenvolvimento Sustentável; Saúde; Meio Ambiente e Turismo; Direitos Humanos; Segurança e Defesa; Assuntos Internacionais, Inter-Regionais e de Planejamento Estratégico – do qual Aureo faz parte.