A prática de alguma atividade física traz benefícios para mente e o corpo, que vão além de manter ou perder peso. Ela fortalece ossos e músculos, reduz os riscos de hipertensão, acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, câncer de mama e de cólon, diabetes, depressão e quedas em geral. Além de reduzir a ansiedade, o estresse, melhorar a disposição e estimular o convício social.
Hoje é lembrado o Dia Mundial da Atividade Física. Segundo Organização Mundial de Saúde (OMS), os benefícios do exercício, em qualquer idade, são bem maiores do que qualquer problema que ele possa provocar. Ao nível recomendado de 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana, lesões músculoesqueléticas são incomuns, e os riscos de sofrê-las é reduzido quando a pessoa começa a se exercitar gradualmente.
Pensando nesses benefícios de se praticar alguma atividade física, apresentei o Projeto de Lei 3349/2015, dispondo que os gastos com academia de ginástica e outros esportes possam ter dedução de até 5% no Imposto de Renda. No curto prazo, aliviará as despesas com o SUS, tendo em vista que será menos demandado.
Desde o meu primeiro mandato tenho indicado, para os municípios do Rio de Janeiro, o programa Academia da Saúde, projeto que estimula a criação de espaços adequados para prática de atividade física e de lazer para promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. E além disso, tramita na Câmara, um projeto de minha autoria, P 5674/ 2012 que obriga os estabelecimentos que comercializam alimentos “fast food” a afixar cartazes em locais de fácil visualização sobre os riscos da obesidade.
Não tenho dúvidas que, com a prática de atividades físicas, você passará a ter mais disposição para realizar outras tarefas, se sentirá mais forte, com mais flexibilidade e capacidade funcional.
Realize com satisfação um exercício físico, você terá mais disposição para executar os afazeres do dia a dia, entre muitos outros benefícios para a saúde.