O deputado Aureo, líder do Solidariedade na Câmara, apresentou um projeto que obriga as escolas a colocarem em lugar visível sua nota mais recente do Ideb – índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que avalia anualmente a educação em todo o país.
– A intenção ao apresentar esse projeto, é ajudar os pais na escolha da escola na hora da matrícula. A estrutura da escola pode ser boa, pode ser famosa, mas, nem sempre é possível ter certeza de que o ensino é de qualidade, disse o deputado.
O Ideb é o índice de Desenvolvimento da educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade de aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O Ideb funciona como um indicador de monitoramento da qualidade da educação por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode estabelecer comparações e medir a qualidade do ensino. O Cálculo do Ideb é feito a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as medidas de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente, e as médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.
A divulgação do Ideb de cada escola na entrada principal de cada uma delas incentivará o comprometimento de cada instituição de ensino em melhorar a qualidade dos seus serviços. Além disso, possibilitará ao público conhecer em que nível se encontra a escola em relação às outras do município, o que fomentará a competição saudável entre as instituições de ensino e possibilitará que a comunidade escolar cobre dos dirigentes um aprimoramento da educação.