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Aureo protocola requerimento de informações sobre funcionamento de radares em estradas federais

O deputado federal Aureo (Solidariedade/RJ) protocolou Requerimento de Informações no. 1496/2015 ao Ministro da  Justiça, solicitando informações sobre  cobrança de multas e instalações de radares nas estradas federais.

Um dos dispositivos mais utilizados para a redução  do número e a gravidade de acidentes tem sido os dispositivos eletrônicos para o controle de velocidade, justificados para controlar os excessos de velocidade, avanços de sinais fechados ou invasões das faixas de travessia dos pedestres.

Para determinar a necessidade de instalação de um radar em determinado local na rodovia  deve ser realizado  estudos técnicos, conforme Resolução no. 396/2011 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), que venham   comprovar a necessidade de controle ou redução do limite de velocidade no local, garantindo a visibilidade do equipamento.

Porém, para o deputado, está havendo abuso e falta de critérios para o estabelecimento desses limites de velocidade, haja vista que, em um trecho curto de uma mesma estrada há limites diferentes.

– Todos queremos estradas seguras e obediência às normas de trânsito, mas o que estamos observando é que estão utilizando excesso de radares, com diferentes limites de velocidade, em trechos curtos, parecendo que o objetivo seja, não a segurança, mas o aumento de arrecadação de multas. Por isso encaminhei Pedido de Informações para que expliquem quais critérios são utilizados pela Polícia Rodoviária Federal para classificar um segmento como crítico e definir a localização dos dispositivos eletrônicos de controle de velocidade. Os estudos técnicos são elaborados e analisados por engenheiros? – questiona o parlamentar.

Aureo também incluiu no Requerimento pedido para que a PRF informe sobre número de dispositivos instalados, aferição dos mesmos e valores efetivamente recolhidos por aplicação de multas.

– As multas deveriam ser aplicadas para prevenção de acidentes como manutenção das rodovias e campanhas de esclarecimentos e educação no trânsito. Mas não temos transparência e não podemos permitir que esses dispositivos virem apenas fonte de arrecadação, prejudicando ainda mais o tão penalizado cidadão brasileiro que paga tantos impostos.E o pior, esse modelo está sendo copiado por municípios e Estados – explica Aureo.

O Requerimento de Informações foi aprovado e seguirá para o Ministério da Justiça que tem 30 dias, após o recebimento, para se manifestar.

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Anexo IV – Gabinete 212

Rio de Janeiro

Rua Enock Pinheiro, 37

Vila Campanaro – Duque de Caxias

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