Foi instalada na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará a máfia das órteses e próteses no Brasil. O deputado Aureo foi indicado pelo partido Solidariedade como membro da Comissão, pois já havia sido relator em um requerimento de Proposta de Fiscalização e Controle na Comissão de Defesa do Consumidor sobre o mesmo assunto.
A máfia das órteses e próteses foi tema de diversas matérias jornalísticas como no programa do Fantástico, da Rede Globo, Revista Veja e jornal Estadão, além de denúncias de médicos e planos de saúde.
A CPI pretende ouvir todos os envolvidos e esclarecer se há cartelização na fixação de preços na distribuição dos equipamentos, e direcionamento da demanda dos serviços médicos por interesses privados. – Inúmeros cidadãos usuários do SUS e de planos de saúde têm sido vítimas do superfaturamento de próteses e órteses em hospitais das redes públicas e privadas. Além do fator econômico, lesando governo e consumidores, vidas estão sendo colocadas em risco. Dada à gravidade das denúncias e a relevância da matéria, vamos investigar e entregar o resultado às autoridades competentes para as punições cabíveis, afirma Aureo.
A comissão terá 120 dias para concluir os trabalhos.