O deputado Aureo (Solidariedade-RJ) pretende apresentar requerimento à Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, com o objetivo de convocar, para uma audiência, representantes de empresas no município de Itaboraí (RJ), que estão fazendo demissões em massa.
]A convocação tem como finalidade obter esclarecimentos sobre a situação financeira destas empresas e as perspectivas em relação aos trabalhadores. Devido às investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, e da crise da Petrobras, as obras do complexo petroquímico Comperj, situadas em Itaboraí – que chegaram a empregar 35 mil pessoas e prometiam mais de 200 mil postos de trabalho quando finalizadas – , têm deixado uma herança amarga para cidade. Além das perdas causadas pelo atraso e pela falta de investimentos na petroleira, milhares estão desempregados, com alguns vivendo de favores alheios ou mesmo passando fome. Segundo o Sintramon (sindicato que representa os trabalhadores em Itaboraí), até junho de 2014 eram 18 mil operários na obra.
Agora restariam apenas 6 mil, de acordo com a entidade, e 11.400, segundo a Petrobras. O deputado Aureo está preocupado com a situação: ?Precisamos esclarecer a população, os trabalhadores sobre como devem proceder daqui para frente. Precisamos saber como está a saúde financeira dessa empresa, como essa empresa vai enfrentar a crise com tantos problemas que a gente vem encontrando e sendo noticiados pela mídia em todo o País.
O parlamentar reforça que sua bandeira na Câmara é a defesa da família, e o desemprego tem atingido diversas famílias em seu estado. – O trabalhador está sendo ameaçado de perder o seu emprego, vive um momento de grande tensão, em que produz pouco, porque não sabe do dia de amanhã, afirmou.