Comissão cria regras para entrada de alimentos em estabelecimentos de cultura e lazer

Entre as medidas está a permissão para que consumidores entrem nos estabelecimentos com alimentos comprados em outros locais

Agência Câmara Notícias

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou, em 7 de junho, proposta que proíbe estabelecimentos de cultura e lazer de impedir a entrada de consumidores portando alimentos e bebidas comprados em outros locais.

O deputado Aureo, autor do substitutivo aprovado na comissão

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Aureo (SD-RJ), ao Projeto de Lei 6743/16, do deputado Felipe Bornier (Pros-RJ). A medida valerá para estabelecimento como cinemas, teatros, estádios, ginásios, bibliotecas e centros comunitários.

Pela proposta, apenas estabelecimentos patrocinados por uma marca registrada específica terão prerrogativa de restringir o acesso de alimentos de concorrentes diretos. Esses estabelecimentos deverão manter cardápio na entrada do evento, informando os alimentos disponíveis no local.

O substitutivo prevê penalidades para o descumprimento das medidas, que serão as já previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) – vão de multa à interdição do estabelecimento.

A proposta proíbe a entrada de produtos destinados à revenda dentro dos estabelecimentos pelos consumidores; em embalagens de vidro, lata ou outro material que ofereça risco à saúde ou segurança dos consumidores; produtos inflamáveis e explosíveis; e bebidas alcoólicas.

Tramitação
A proposta agora será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Lara Haje
Edição – Ralph Machado
Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Leia também