Os Correios cumpriram uma função essencial durante a pandemia. Com o fechamento do comércio e o isolamento social, muitos empreendedores conseguiram se sustentar graças à entrega de produtos. Talvez seja por isso que, em 2020, a empresa teve o maior lucro dos últimos 10 anos. E se eu te disser que, ainda assim, várias agências no estado do Rio de Janeiro fecharam? Com o propósito de entender essa situação, o fechamento de agências dos Correios entrou em debate na Câmara dos Deputados. Convoquei o presidente da instituição, Floriano Peixoto, para prestar esclarecimentos em audiência pública.
A sessão foi na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle de forma virtual. Aproveitei o momento para destacar a boa gestão, já que a estatal teve lucro líquido de mais de R$ 1,5 bilhão no primeiro ano da pandemia. Mas, apesar disso, você, consumidor, sentiu melhorias na prestação de serviços? Como usuário dos Correios, digo que a resposta é não. Basta passar em frente a qualquer agência dos Correios para ver as filas que se formam para a retirada de encomendas.
Uma empresa que gera tanto lucro deve fechar agências?
Pense comigo: se tem lucro e nas agências sempre há fila, porque tantas unidades fecharam? Faz sentido para você? Essa foi a pergunta que fiz ao presidente da instituição, Floriano Peixoto. Ele informou que os Correios têm promovido ações para melhorar os resultados, e destacou que o fechamento de algumas unidades aconteceu para dar sustentabilidade à empresa. Segundo ele, nem a população e nem os funcionários dos Correios foram prejudicados por esse processo.
Outro ponto importante é a contratação de pessoal. Qualquer cidadão que usa os serviços dos Correios sabe que há grande necessidade de mais mão-de-obra para atender a população. O número de servidores na área operacional está defasado, já que não há concurso público desde 2011. Você sabe quem mais sofre com isso? A população, que acaba sem receber suas encomendas e enfrentando longas filas quando precisa retirá-las nos depósitos.
Ainda de acordo com o presidente da estatal, os canais de atendimento estão sendo adequados para otimizar os trabalhos na rede de agências. Floriano disse ainda que, as agências que foram desativadas eram próximas a outras e tinham baixa procura, e esse foi o principal motivo do fechamento.
Você, que usa os Correios, têm tido dificuldade para receber suas encomendas? Você concorda com a fala do presidente da empresa? Nós precisamos garantir que toda a nossa população tenha acesso a esse serviço. Não há razão para o desmonte de uma empresa pública que, além de ter um trabalho fundamental para a nossa sobrevivência, também gera lucros, empregos e renda.