26 de maio – Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.
    Estrogen affects cells in the eye's retina, which may help explain a possible link between glaucoma and estrogen levels.

    26 de maio – Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

    Dia 26 de maio é dedicado ao Combate Nacional ao Glaucoma. A doença é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O problema atinge notificados aproximadamente 2,4 milhões de novos casos de glaucoma por ano somando 60 milhões de pessoas no mundo e é o motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão. No Brasil, o glaucoma chega a atingir 1 milhão de pessoas acima dos 40 anos e o risco triplica aos 70 anos de idade.

    É uma doença sem causa definida e sem cura na qual ocorre perda visual lenta e progressiva, inicialmente periférica e nas fases avançadas atingido a visão central levando a cegueira irreversível!

    Idade acima de 40 anos, alta miopia, uso crônico de corticóides, diabetes, raça negra, enxaqueca, são exemplos de fatores de risco de ser um portador de glaucoma, é preciso realizar um teste para saber.

    O estado do Rio de Janeiro não conta com um serviço público voltado somente para doenças oculares, mas a prefeitura de Duque de Caxias está prestes a inaugurar o primeiro Hospital municipal do Olho, no bairro do Laureano, que só fará atendimento dentro da especialidade, onde serão realizadas quase mil cirurgias por mês – uma média de 100 por dia. Será um hospital para todo o estado.

    Qualquer pessoa será atendida na unidade, independente da cidade onde more. Será exigido apenas documento de identificação. O hospital fica na Praça do Laureano s/nº, no bairro de mesmo nome.