You are currently viewing Cuidados ao investir em moedas digitais
Reprodução/Getty Imagens

Cuidados ao investir em moedas digitais

Eu sei o quanto é difícil juntar dinheiro, principalmente nos dias de hoje. Com a gasolina chegando aos 7 reais, o botijão de gás beirando os 100 e a disparada do preço dos alimentos, os pais e mães de família têm que fazer malabarismo para sobreviver. Por isso, quem tinha alguma economia guardada quando começou a pandemia, logo começou a buscar maneiras de fazer esse dinheiro render mais. Esse cenário motivou o brasileiro a investir, e a rentabilidade das moedas digitais, fez com que muitos optassem por esse novo tipo de investimento. E assim começou o boom de investimentos no Brasil, Mas, você sabe quais cuidados deve ter ao investir em moedas digitais?

Investir nunca foi um hábito do brasileiro. A falta de educação financeira fez o investidor brasileiro ter um perfil conservador, preferindo investimentos de baixo risco, como poupança e títulos do Tesouro Direto, entre outros. Mas a pouca rentabilidade e os altos juros, começaram a mudar esse cenário. O investidor passou a buscar opções mais lucrativas, mas que também são mais arriscadas, como as moedas digitais. Para você ter uma ideia, as duas moedas virtuais mais conhecidas, o Bitcoin e a Ethereun, acumularam ganhas superiores a 300% e 600% no ano passado.

Existem outras formas de investimento de acordo com o perfil e as necessidades. Você pode achar que estou falando de um assunto distante, que investir é coisa de rico ou para esses executivos de sucesso. Mas, você sabia que existem opções de investimento de 100, 30 e até 1 real? No entanto, o aumento da procura também multiplicou os casos de golpes financeiros. São vários tipos de fraudes de quem se aproveita da popularização dos investimentos para enganar e tirar vantagem.

Quais cuidados são necessários ter para não cair em fraudes?

Desconfie de rendimentos muito altos
Quando receber uma proposta com ganhos fora da realidade, desconfie! Essa é uma armadilha muito usada pelos golpistas. Não é porque algo parece ser real que realmente é. Por isso, mesmo que você receba um e-mail aparentemente do seu banco oferecendo um produto com altos rendimentos, tenha cuidado! Não clique em nenhum link nem forneça códigos de SMS. No caso de dúvidas, entre em contato pela central de atendimento do seu banco.

Busque informações
Assim como todo tipo de investimento, as moedas digitais estão cercadas de riscos. Você pode ganhar dinheiro, mas também pode perder.

Cuidado ao escolher corretoras e instituições financeiras
O Brasil conta com órgãos reguladores, como o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Eles disponibilizam a lista completa de instituições que são autorizadas a funcionar. Veja essas listas antes de aplicar o seu dinheiro. Se a instituição não estiver nessa lista, muito provavelmente é uma fraude. Outra dica é o Índice Basiléia, um indicador que mede a saúde das instituições e o nível de risco de investir na instituição. Vale a pena conferir.

Não é porque está na internet que é confiável
Você recebeu uma proposta pelas redes sociais. O perfil que fez essa proposta parece ser o de uma pessoa bem sucedida, com carros caros, mansões e muita ostentação. Muitas pessoas pensam “é claro que é real, olha quanto dinheiro ele está ganhando!”. Porém muitas pessoas armam tudo isso pensando justamente em te enganar e na verdade nada disso que você viu na rede social é real.

Quais são os golpes mais comuns?

Uma opção de investimento que está em alta são as moedas digitais, que, por prometerem altos rendimentos, ganharam muitos adeptos. Por não saberem aplicar sozinhas no mercado de criptomoedas, muitas pessoas acabam recorrendo a corretoras especializadas. Mas essa promessa de altos ganhos atrai também muitos golpistas. Quadrilhas armam toda a estrutura para se passar por corretoras, atraem os clientes, recebem os valores e depois somem. São golpistas que embolsam esses valores e acabam com o sonho de quem juntou dinheiro a vida inteira.

Também é comum a atuação de agentes financeiros fake, que se passam por profissionais para montar uma carteira de investimentos. Entretanto, o que eles querem mesmo é atrair as vítimas, e depois que recebem os valores desaparecem com o dinheiro. Às vezes esses golpistas estão atrás apenas de colher seus dados e não pedem nem quantias em dinheiro. Solicitam cadastro com dados pessoais e enviam códigos por e-mail e mensagem para ter acesso às suas informações.

Já o golpe da pirâmide financeira é um sistema empresarial fraudulento que promete vantagens rápidas, exigindo que a vítima pague um valor para entrar e indique novos membros para fazer parte do esquema. No entanto, não há nada que gere lucro, apenas a entrada dos aportes financeiros das vítimas. Pode ser que no início a vítima receba alguns valores, mas chega um momento em que o esquema não se sustenta mais.

Eu sei que investir é uma boa opção para você, que precisa sustentar sua família e garantir o futuro dos seus filhos. Entendo que é desesperador ver o preço de tudo subir, menos o seu salário. Mas também imagino o quanto você batalhou para juntar suas economias, por isso fica o alerta.