Com o avanço das tecnologias, tornou-se cada vez mais difícil viver sem se modernizar. Todos nós precisamos nos render aos smartphones e aplicativos, e na economia não foi diferente. Tenho certeza que você tem uma conta digital, com a possibilidade de fazer transações pelo celular. É a tecnologia a nosso favor, trazendo praticidade para as nossas vidas. Vamos fazer um teste? Quanto de dinheiro em papel tem aí na sua carteira agora? O uso dos cartões e das contas digitais já está em nossas vidas, e é cada vez mais difícil andarmos com dinheiro em espécie. Foi pensando nisso que fiz um projeto que prevê a criação de uma moeda digital nacional, o Real Digital. Vamos entender melhor essa proposta?
O projeto de lei 381/2022 regulamenta a criação da moeda digital brasileira. Dessa forma, podemos passar a contar com uma moeda exclusiva para o ambiente virtual. O Real, nossa moeda, porém em um formato diferente e inovador.
Mas, qual é a diferença do Real Digital para o dinheiro que você tem na sua conta digital e você transaciona pelo aplicativo?
As transações que você faz na sua conta digital são pagamentos eletrônicos, mas que têm origem no dinheiro físico, em papel ou metal. Ou seja, esse dinheiro foi criado primeiro no mundo físico, fabricado na Casa da Moeda, emitido e distribuído pelo Banco Central, e depois entrou em circulação nos meios digitais. Você recebeu esse dinheiro na sua conta e a partir daí pôde fazer transações pelo celular.
A ideia de uma moeda digital oficial do país é que ela já seja emitida pelo Banco Central em formato virtual. Em outras palavras, o Real Digital seria um dinheiro que nunca foi impresso. Isso vai permitir que você possa interagir com seu dinheiro de forma completamente digital. Fazendo isso, vamos garantir mais transparência e modernidade para a nossa economia, acompanhando um processo que já está em curso há algum tempo: de acordo com o relatório The Global Payments Report, em 2020, apenas 35% das operações foram feitas com cédulas. Percebeu como já está na hora de termos o nosso Real Digital? Para você ter uma noção, países como Estados Unidos, China e Suécia já estudam a criação de moedas digitais emitidas por bancos centrais.
Isso quer dizer que nós teremos o nosso próprio Bitcoin?
Apesar de todo o meu trabalho com o Bitcoin e outras criptomoedas, esse assunto é diferente. Afinal, como você já sabe, o Bitcoin é uma moeda digital emitida e distribuída de forma descentralizada. Isso quer dizer que não há um Banco Central, governo ou instituição por trás disso, é a própria rede de usuários que regula esse mercado. O que é totalmente diferente do Real Digital, que será exatamente o dinheiro que já circula em nosso país, porém em formato virtual.
Outra diferença é que o Bitcoin é um ativo financeiro, ou seja, você não consegue ir até a padaria comprar pão usando Bitcoin, não é mesmo? Com o Real Digital, você conseguiria fazer a compra, pois se trata de dinheiro, da nossa moeda, mas em outro formato. Poderemos usar o Real Digital para pagamento de contas, transferências e para reserva financeira.
Esse é um grande passo para a transformação do nosso sistema financeiro e eu não poderia deixar de participar desse processo. A tecnologia é nossa aliada, e nós devemos usá-la para a construção de um país com menos burocracia e atraso.