Já pensou poder usar o saldo do seu FGTS para pagar aquela dívida que só aumenta? Tenho certeza que essa possibilidade ajudaria muitos brasileiros. Hoje, você pode sacar o FGTS quando for demitido sem justa causa, na aposentadoria, ou em caso de doenças graves e em mais algumas situações específicas. Recentemente, o Governo criou a opção do saque-aniversário, que permite o saque anual de uma parte do valor. Mas, neste momento de crise econômica que vivemos, com o Custo Brasil e tudo custando tão caro, sabemos que os brasileiros estão cada vez mais endividados. Pensando nisso, eu apresentei o Projeto de Lei 3.300/2021, que permite usar o saldo do FGTS para pagar dívidas.
Endividamento cresce no Brasil
Atualmente, o Brasil tem mais de 65 milhões de inadimplentes, de acordo com dados do Serasa/Experian. Além disso, o endividamento atingiu o nível recorde de 72%, segundo a Confederação Nacional do Comércio. Os bancos e cartões de crédito são os principais motivos de endividamento. E os juros aparecem como o maior vilão, representando quase 30% das dívidas. É isso que acontece, por exemplo, quando você paga o valor mínimo do cartão por dois ou três meses e depois percebe que o valor da fatura se multiplicou. Depois vira aquela bola de neve, não é?
Portanto, usar o saldo do FGTS para pagar dívidas pode fazer tanta diferença. Já que o acúmulo de juros vai tornar essas dívidas ainda maiores. E ainda mais difíceis de serem quitadas no futuro. A ideia é criar uma nova modalidade de saque do FGTS, que só poderá ser utilizada uma única vez para o pagamento de dívidas bancárias em nome do titular da conta individual. Para evitar fraudes, o pagamento da dívida será feito diretamente pelo agente operador do FGTS, que é a Caixa Econômica Federal.
Eu sei a dificuldade que você está passando para honrar suas dívidas. Sei que muitos trabalhadores recorrem ao cartão de crédito para gastos essenciais. Nesse momento de crise, o cartão de crédito é sim o aliado de muitas famílias. Mas ele também tira o sono de muita gente com tantos juros. Ou seja, o valor do seu FGTS, que está há anos retido, pode ser uma salvação. O FGTS é um direito seu e poder utilizá-lo nesse período tão complicado pode trazer um grande alívio para muitas famílias.