You are currently viewing Projeto de lei promove a inclusão da criança com deficiência
Projeto sobre a necessidade de contratação de professores de apoio especializados em educação especial

Projeto de lei promove a inclusão da criança com deficiência

Mulher ao lado de criança com deficiência sorrindo. texto sobre a imagem: educação inclusiva deve ser um direito de todas as crianças especiais. Assinatura do deputado Aureo.
Projeto sobre a necessidade de contratação de professores de apoio especializados em educação especial

A criança com deficiência não pode ser privada de se relacionar em grupo, de trocar experiência e de viver a adversidade. Dessa forma, sendo a educação um direito social, este nos remete a princípios como os da universalidade, integralidade e equidade. Contudo, destaca-se a máxima :“devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.”

Assim sendo, não basta colocar no papel que a educação brasileira é inclusiva, bradando uma vanguarda, sem preparar o espaço, sem capacitar o capital humano empregado nessa inclusão. Se de um lado nossa legislação nos faz parecer preparados para a educação inclusiva dos educandos com necessidades educacionais especiais, a realidade em sala de aula se mostra bem diferente “ Apresentei o PL 7212/2017, que altera a Lei de Diretrizes Básicas e cria o cargo de Professor de Apoio Especializado em Educação Especial. Com certeza ajudará muito os professores e dará as mães um pouco mais de tranquilidade e esperança em uma educação inclusiva.

Como é a educação da criança com deficiência atualmente?

Os educadores são “forçados” a aceitar alunos sobre os quais não têm compreensão de suas necessidades. Ora este professor poderá agir com boa vontade e tentar fazer o melhor, sem que isso seja necessariamente o correto. Não por má vontade, geralmente pelo simples fato de não saber como conduzir este aluno e não poder dedicar uma atenção especial a esses e deixar os demais