You are currently viewing Como a internet 5G pode melhorar a sua vida
Agência Brasil/Reprodução

Como a internet 5G pode melhorar a sua vida

Você já sabe o quanto a internet é importante para todos nós. A pandemia evidenciou essa necessidade, já que foi a internet que possibilitou a manutenção de alguns serviços e a comunicação quando o mundo parou. Com o aumento da demanda, entrou no debate a urgência de novas tecnologias. Uma delas é o 5G, a evolução da rede 4G, que fornece conexão para a maioria dos celulares e aparelhos tecnológicos no país. O 5G é a quinta geração da internet móvel sem fio. Trata-se de uma rede mais veloz e potente. Mas, você sabe como a internet 5G pode melhorar a sua vida? 

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, existem cerca de 424 milhões de smartphones, notebooks e tablets no Brasil. Atualmente, a maioria deles está conectado à rede 4G, que é provavelmente a internet que você usa no seu celular quando está na rua. Se você tem banda larga em casa, certamente ativa o Wifi assim que chega, pois sabe a diferença de qualidade entre as duas redes.

Mais velocidade e estabilidade

Essa é uma das vantagens da tecnologia 5G, que vai proporcionar um aumento de até 100 vezes na velocidade e garantir mais estabilidade na conexão. Por exemplo, um filme de duas horas, que demora em média 6 minutos para ser baixado em uma rede 4G, levaria apenas 3,6 segundos no 5G. 

Mas as melhorias que o sinal 5G pode trazer vão muito além do consumo doméstico. Para muitos, o 5G vai revolucionar o mundo como conhecemos. A nova rede vai promover avanços na medicina e nos transportes, além de criar mais oportunidades de emprego no país, com a necessidade de profissionais da área. Quer saber todas as transformações que a tecnologia 5G pode trazer?


Da educação ao agronegócio: mudanças que a rede 5G pode trazer para os brasileiros


Setor de logística – Com mais velocidade e estabilidade, será mais fácil e rápido receber compras e encomendas. Os setores de logística poderão planejar e acompanhar rotas e pacotes em tempo real, evitando atrasos.

Comunicação – Você com certeza já evitou atender uma ligação pela internet por causa da qualidade do sinal. A internet 5G vai permitir chamadas de vídeos e ligações mais estáveis, facilitando a comunicação.

Educação e trabalho remoto – A estabilidade do sinal também vai ampliar a possibilidade de trabalho e aulas à distância. Com a conexão segura, será possível assistir aula online de qualquer lugar sem o risco de interrupção. Com o sinal 5G também será possível desempenhar todas as atividades de trabalho de forma remota e sem prejuízos à produtividade.

Agronegócio – A melhoria do sinal vai beneficiar, principalmente, áreas rurais do país, e pode impactar diretamente no agronegócio. A nova tecnologia permitirá, por exemplo, as estimativas das safras, o acompanhamento das plantações e dos animais e todos os controles automatizados. Essa mudança pode até mesmo reduzir os preços dos produtos, já que vai otimizar a produção. 

Geração de empregos – A internet 5G certamente vai impulsionar o mercado da tecnologia em todo o país. Haverá demanda por profissionais qualificados, além de necessidade de investimentos em desenvolvimento e pesquisa no setor.

Destaque para a telemedicina

Saúde – A agilidade do 5G vai possibilitar o monitoramento de pacientes à distância. É a telemedicina, que se tornou mais popular durante a pandemia. Esse serviço é essencial, principalmente para as áreas mais remotas e de difícil acesso. A realidade virtual e a computação espacial também funcionarão melhor com o 5G. Utilizar essas técnicas para o treinamento vai contribuir para cirurgias mais delicadas, aumentando as chances de sucesso.

A internet trouxe muitas transformações para a rotina de todos nós. Com o 5G não será diferente, toda a sociedade será beneficiada. O Brasil ainda tem muitos desafios no que diz respeito à tecnologia, mas, com certeza a implantação da internet 5G vai nos impulsionar para um futuro mais moderno. Com mais geração de emprego, renda e oportunidades para todos.