Quem já participou do processo de aprendizado de uma criança sabe que educar é muito mais do que ensinar as matérias em sala de aula. É dentro da escola que a criança começa a desenvolver suas habilidades, sua criatividade. Por isso é tão importante que o ambiente escolar seja agradável e acolhedor. A criança precisa se sentir bem recebida, assim como deve saber que aquele espaço foi feito especialmente para ela. Vamos entender como o ambiente escolar pode impactar o aprendizado?
Vou dar um exemplo que parece bobo, mas que ilustra bem isso que estou falando. Quem tem o hábito de cozinhar sabe o quanto é difícil fazer comida em uma cozinha suja e bagunçada. Você não encontra os utensílios que precisa, tem que parar para lavar as coisas e limpar o ambiente. Aí já era, o cozinheiro perde a atenção e a concentração, a comida queima, o tempero dá errado… nada dá certo.
Agora imagine uma criança que precisa aprender em um ambiente que não contribui em nada para esse aprendizado? Mesas quebradas, sala de aula quente, sem acesso a livros, sem ter até mesmo uma cadeira confortável para sentar… Você acha que isso dificulta o aprendizado?
Educação e infraestrutura das escolas
Como filho e irmão de professora, sei que o sucesso na educação envolve muitos fatores. Por isso, tenho certeza que a falta de estrutura nas escolas pode prejudicar o desenvolvimento dos alunos. Além disso, esse problema também afeta o trabalho dos professores. Já tentou prender a atenção de uma criança em alguma coisa? É uma missão e tanto! Imagine fazer isso sem as ferramentas necessárias? Pois é, a falta de um espaço que forneça o básico pode até mesmo afastar os alunos da escola.
É o que diz um estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (IBD). De acordo com a pesquisa, o desempenho dos alunos que estudam em ambientes com boa infraestrutura é superior ao dos que estão em escolas que não contam com ambientes adequados. Ainda segundo o estudo, a presença de espaços de apoio, como bibliotecas e quadras de esportes, por exemplo, é o que mais contribui para a evolução dos estudos.
Investir em infraestrutura é melhorar o aprendizado
Para ter uma estrutura básica, a escola deve contar com fornecimento de água e energia elétrica e salas confortáveis, além de espaços de apoio didático. Também é difícil pensar na escola sem o apoio da tecnologia, já que o acesso à internet deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade para o desenvolvimento dos alunos. Você certamente quer que o seu filho estude em uma escola que ofereça tudo isso a ele, não é mesmo?
Eu sei disso, sei que os pais fazem o possível para oferecer o melhor aos seus filhos. Além disso, conheço as escolas públicas da minha cidade. Sou fruto da educação pública e sei o quanto as nossas escolas precisam de melhorias estruturais. Por isso, trabalhei muito em Brasília para destinar verba para a manutenção e compra de equipamentos para a nossa rede municipal de ensino.
Enviei recursos para a compra de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado para as escolas, que também receberam verba para a compra de mobiliário, como mesas e cadeiras. Outra contribuição do meu mandato foi o envio de recursos para a compra de 26 ônibus escolares, todos adaptados e com acessibilidade. Em parceria com a gestão da Secretaria Municipal de Educação, também conseguimos reformar mais de 70 escolas em Duque de Caxias, garantindo que nossos alunos sejam bem recebidos e acolhidos em suas salas de aula.
Criar um ambiente agradável, que estimule os alunos, também faz parte do meu compromisso com a educação pública. Afinal, queremos manter esses alunos na escola pois sabemos que a educação é fundamental para o desenvolvimento do país. Investir em infraestrutura escolar é investir no aprendizado, é investir no futuro das nossas crianças e jovens.