Como o aumento do preço da gasolina influencia na sua vida

    Como o aumento do preço da gasolina influencia na sua vida

    Você provavelmente viu nos noticiários e nas ruas o aumento do preço da gasolina e dos demais combustíveis. Para você ter ideia, só em 2021, a Petrobras já elevou quatro vezes o preço da gasolina. Em maio, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do litro da gasolina nas bombas de todo o país estava em R$ 4,26, podendo a chegar a R$ 5,259.

    Muitas vezes, quando falamos no preço da gasolina, de forma geral, dá a entender que o assunto é de interesse somente de quem tem o próprio veículo e que precisa lidar com uma despesa ainda maior no dia a dia.

    No entanto, a alta dos preços de combustíveis e do dólar pode se manifestar na nossa rotina por meio de diversos produtos e serviços. Ou seja, atinge diretamente o orçamento familiar. Sabe como?

    Transporte

    Uma das formas que a população sente o aumento do preço do combustível e do dólar é no transporte. O valor que uma pessoa paga na passagem de ônibus geralmente é reajustado uma vez no ano, e os combustíveis possuem um determinado peso na planilha de custo. Por exemplo, nas grandes cidades o peso do diesel está na casa de 20%.

    Portanto, quando há aumento no preço da gasolina, certamente o ônibus, o carro por aplicativo e o táxi sofrerão reajustes por pesar no preço das tarifas. Além disso, quase 40% do preço das tarifas aéreas também dependem dos preços dos combustíveis, então é outro serviço que pode encarecer.

    Frete

    Com certeza você já se deparou com caminhões de diferentes tamanhos pelas estradas e rodovias do nosso Estado. Afinal, segundo o Mapa da Logística dos Transportes no Brasil, da Confederação Nacional de Transportes (CNT), mais de 60% de toda a carga transportada no Brasil ocorre pelas estradas.

    Nesse transporte de carga, o aumento do óleo diesel, que move a maior parte da frota, é outro a sofrer o impacto do aumento da gasolina e que resulta no preço do frete. Ou seja, você vê isso naquele frete da sua compra online que está caro e, em alguns casos, quase o preço do produto desejado. Nos últimos 12 meses o preço do litro do diesel acumulou alta de 12,47%. Destes, 4% só neste ano.

    Alimentação e Energia elétrica

    Com reajuste nas tarifas do transporte e com frete mais caro, o aumento no preço da gasolina pode se refletir em tudo o que chega até a sua mesa na hora da refeição. Afinal, o preço dos produtos que consumimos também leva em consideração o valor do transporte. Ainda mais com todo cuidado de garantir o estado natural e a qualidade dos produtos.

    Além disso, você sabia que o alto preço da gasolina também impacta na sua conta de luz? Isso porque o diesel é o combustível utilizado em parte das usinas termelétricas que geram energia no nosso país. Milhões de reais são gastos diariamente nestas usinas, ou seja, se o preço do diesel cresce a produção também eleva o seu custo e isso cai direto na nossa conta de luz.